terça-feira, 13 de maio de 2008

Mensagem de Penha - Intercâmbio 2004

Hoi,

É um prazer poder deixar minha mensagem. Sou Penha Vieira, e como vocês um dia também me preparei e fui a Holanda “O País das Águas”. Essa viagem foi um verdadeiro presente de Deus e com ele, eu e meus nove companheiros de intercâmbio tivemos a oportunidade de aprender muito, sobre outro país, seus costumes, crenças, cultura e convivência; Parecia um sonho de três semanas que a cada minuto fazíamos algo diferente. Tivemos dificuldades, pequenos problemas de saúde, a adaptação do nosso corpo as mudanças de temperatura, alimentação, fuso horário, a saudade de casa, etc; Mas tudo foi de suma importância para lembrarmos daquele tempo para sempre com muito carinho.

Peço a vocês que se preparem, e aproveitem o máximo de cada momento, seja ele maravilhoso, estranho ou difícil. Tudo é para nosso crescimento. Abrace as pessoas como se fosse o último minuto, por que poderá ser. Se dêem à chance de conhecer, aprender, gostar até do que é amargo como “couve de Bruxelas”, Rsrrsrsr, mas tudo é válido para que a experiência sirva para a vida inteira. Beijos, abraços, muita sorte e tudo de bom.


Com carinho,


Penha Vieira.

Integrante do Grupo Made in Sertão “Do Sertão Nordestino para o País das Águas”. Estadia na Holanda: De 23 de janeiro a 14 de fevereiro de 2004.


Tot ziens

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Fotos de Haarlem





sábado, 3 de maio de 2008

FRASES ÚTEIS EM NEERLANDÊS

Frases úteis em neerlandês
Nas ruas
-Você poderia me dizer, por favor,...?: Kunt u mij alstublieft zeggen...?
- Você poderia me ajudar, por favor?: Kunt u mij alstublieft helpen?
- Muito obrigado: Hartelijk bedankt - Lhe agradeço muito: Ik dank u hartelijk

Apresentações
- Bom dia: Goedemorgen
- Boa tarde: Goedemiddag
- Boa noite: Goedenavond
- De onde você é?: Waar kom je vandaan?
- Qual é o seu nome?: Wat is je naam?
- Eu sou de... : Ik kom uit...
- Me chamo... : Mijn naam is...
- Como você está?: Hoe gaat het met je?
- Oi, como vai?: Hallo, hoe gaat het?
- Em que você trabalha?: Wat voor werk doe je?
- Que língua você estuda?: Studeer je een taal?
- Onde você mora?: Waar woon je?
- Quantos anos você tem?: Hoe oud ben je?
- Quantos irmãos você tem?: Hoeveel broers en zusters heb je?
O tempo- O dia está bonito!: Het is een mooie dag!
- Faz calor!: Het is warm - Faz frio: Het is koud
Expressões
- Estou com fome: Ik heb honger
- Estou com sede: Ik heb dorst
- Que fofo!: Snob
- Fofoca: Roddels

Despedidas
- ¡Nos vemos!: Ik zie je!
- Foi um prezer lhe conhecer: Leuk je te ontmoeten
- Me dá seu número de telefone?: Kun je mij je telefoonnummer geven?
- Eu posso te ligar ou você me liga?: Zal ik jou bellen of bel jij mij?
- Eu posso te escrever ou você me escreve?: Zal ik jou schrijven of schrijft jij mij?
- Se cuide!: Pas goed op jezelf!
------------------------
APRENDAM, PODEM SERVIR ALGUM DIA!

Dia da Rainha na Holanda

Parceria

28-04-2008

O Dia da Rainha é uma festa popular na Holanda. Em 30 de abril é permitido vender quinquilharias nas ruas, há shows dos mais variados estilos de música em cada esquina e as cidades colorem-se com a cor laranja, da família real. A Rainha Beatrix, acompanhada de membros da família real, celebra em 2008 nas cidades de Makkum e Franeker, na provícina de Friesland.

Amsterdã
Em Amsterdã os canais que percorrem a capital devem ser inundados de barcos. Os tripulantes devem curtir a festa mas respeitar o limite de barulho permitido pela prefeitura, que esse ano pretende controlar mais severamente.

koninginnedag_240.jpgNo ano passado, a cidade recebeu cerca de 500 mil pessoas e as celebrações acontecem por toda a cidade. Na Praça dos Museus, um grande podium abre espaço para apresentações de grupos de música pop nacionais e internacionais. Outras 500 autorizações foram dadas pela prefeitura para que festas, shows e DJs animem aqueles que escolheram a cidade para celebrar o Dia da Rainha.

Feira Livre
A Feira Livre ocupa ponto central das festividades no dia 30 April. Das 6h às 20h, as ruas e canais da cidade estão repletos de postos de venda de comida e artigos novos e usados. No principal parque da capital, o Vondelpark, a Feira Livre é exclusiva para crianças.

Além de venderem suas bugigangas, as crianças dançam, jogam capoeira, tocam instrumentos musicais e outros tipos de apresentações artísticas a troco de moedinhas do público.

Essa é a chance dos jovens talentos se apresentarem para outro público que não seja a própria família ou amigos. Sons de violinos, violoncelos e flautas são os mais tradicionais nesse dia.

Ainda que Amsterdã seja conhecida por ter um animado Dia da Rainha, as manifestações populares dominam cada cidade e cada povoado do país. O povo se veste em cor laranja e cada qual celebra o Dia da Rainha O dia da Rainha

O dia da Rainha
Tradicionalmente, celebra-se o dia da Rainha em 30 de abril para comemorar o aniversário da já falecida Juliana, mãe da Beatrix, a majestade holandesa. Em 2008, a família real holandesa deve comemorar nas cidades de Makkum e Franeker, na província de Friesland, ao norte da Holanda.

Dia da Rainha VondelparkA primeira vez em que a festa celebrou-se de maneira pública, foi em 31 de agosto 1885, aniversário da então ainda princesa Wilhelmina, mãe da Rainha Juliana. Os liberais deram a idéia, com a intenção de promover a unidade nos Países Baixos.

Embora a Rainha Beatrix complete anos em 31 de janeiro (em pleno inverno), a festa continua sendo celebrada em 30 de abril, quando o clima já está mais ameno e coincide com o dia em que em 1980, Beatrix subiu ao trono. A majestade holandesa também determinou que a festa seja sempre celebrada em 30 de abril, em homenagem à Rainha Juliana.