quarta-feira, 18 de junho de 2008

"De mãos Unidas"


Tudo deu início no momento da escolha de quem seria escolhido para ir á Holanda, naquela reunião todos ansiosos por serem escolhidos, obtendo assim a princípio o resultado dos sortudos:

Pesqueira: Emiliane e Wagnei;
Poção: Anderson e Laudicéia;
Buíque: Alex e Danielle;
Tupanatinga: João Paulo e Maria.

Porém no decorrer do tempo não prevíamos que seria modificado os jovens, diante das limitações de cada um, foi desistindo por motivos pessoais e alguns profissionais, os jovens Emiliane, Anderson, Alex e João Paulo, ficando assim o novo grupo atual:

Pesqueira: Wagnei e Petrúcio
Poção: Laudicéia e Wirla
Buíque: Danielle e Washngton
Tupanatinga: Maria e Paulo

(Estes são os jovens que irão para Holanda)


Gerou uma grande expectativa, para a nossa primeira reunião, todos ansiosos e curiosos, para conhecer os jovens que iria para Holanda dividindo este momento de realização e sonho. O que me chamou atenção foi que antes de nós nos reunirmos, alguns tiveram a iniciativa de já irem se conhecendo, por e-mail’s, MSN e orkut, desde e então dando o início a uma amizade, porém a ansiedade de nos conhecermos pessoalmente era maior.
E assim aconteceu o previsto e esperado, o primeiro momento de nos conhecermos como grupo Intercambistas, este aconteceu na cidade de Buíque em um sábado, nos sentíamos ainda tímidos para aquele momento, pois não nos conhecíamos, não sabíamos quem era aqueles jovens, mas nada que um primeiro encontro não quebrasse todas as expectativas, que foi superada desde o primeiro momento daquela reunião.
Tivemos reuniões mensalmente, para partilharmos algumas experiências vivenciadas com os Holandeses, bem como a preparação para irmos á Holanda, o interessante e importante ser lembrado era e é a vontade de levar um pouco da nossa cultura Brasileira, mas precisamente Pernambucana, para os jovens holandeses que ainda não vieram ao Brasil, como também conhecer a Linda e maravilhosa Holanda, suas culturas, crenças, costumes..., enfim tudo de bom que ela tem.
Nas cidades de Pesqueira, Poção, Buíque e Tupanatinga, as quais nos reunimos; onde chegávamos éramos atraídos com vários olhares das pessoas nos apontando como jovens que iriam para a Europa, pois seria um sonho de qualquer um, conhecer o país Holandês. Digo sempre que somos sortudos de termos vivenciado o Intercambio e principalmente ter tido a oportunidade de fazermos amizade, e foi através destas reuniões nas cidades que ampliamos ainda mais o laço de Amizade, tanto entre nós Brasileiros como, com os Holandeses. É como se todos os jovens Holandeses do Intercambio de 2006, tivessem passado e ficado em nossas cidades, o contato se ampliou, no qual ainda hoje temos contato pelo msn, e-mail e orkut, tanto com aqueles que acolhemos em nossa cidade, como aqueles que não ficaram em nossa cidade. Não podemos esquecer da visita de dois Holandeses em uma das nossas reuniões na cidade de Tupanatinga a presença de Arjan e Walter do grupo “vamos schpluiden”, que nos ensinaram algumas palavras Holandesas e partilharam à alegria e a satisfação de se fazer Intercâmbio.
E assim continuamos a nos reunirmos, nos programarmos, nos planejarmos, para irmos “De Mãos Unidas”, em busca de um sonho, de um objetivo em comum o de “rever os amigos Holandeses”, que em tão pouco tempo fizeram esta amizade florir.
Não posso deixar de citar a presença constante do jovem Ayron Kerlly – Líder Acompanhante do grupo Amizade, pois com tanto esforço e dedicação mostrou-se presente em todos os momentos, que se deslocava de outro estado para vir as reuniões mensais do grupo.
Finalizo dizendo e relembrando que eu não irei desta vez para os países baixos, mas um dia se Deus me permitir, irei conhecer a linda e maravilhosa Holanda o país das lindas Tulipas, como já tinha dito antes, estou aqui sempre para ajudar em prol da realização deste Intercâmbio, e trabalho para que tudo dê certo.
Me sinto feliz e conformada com os sorrisos que os jovens Brasileiros transmitem ao mencionar que estão indo para Holanda, isto me faz ficar alegre porque sei que plantei uma semente para que este sonho se tornasse realidade.
Um amigo é importante para nós e nós para ele, quando somos capazes, mesmo na sua ausência, de rir ou chorar, de estranhar ou querer estar perto dele para desfrutar da sua companhia.Podemos ter vários melhores amigos de maneiras diversas. O importante é saber aproveitar ao máximo cada minuto vivido e ter depois, nas nossas recordações, horas para passar com eles, mesmo estando longe.
Um Forte Abraço.
Emiliane Maciel.
Articuladora do Grupo Amizade 2008

segunda-feira, 16 de junho de 2008

PROGRAMA

Maandag / segunda-feira 7 juli
Aankomst / chegada 18.35 Schiphol - Amsterdam
Welkom / boas vindas Spaarne-ziekenhuis - Hoofddorp

Dinsdag / terça-feira 8 juli
Vrije ochtend / manhã livre
Samenkomst bij Ineke / reunião na casa de Ineke
Informatiebijeenkomst over het programma/ reunião com informações sobre a programação 19.30 Waddenschool - Haarlem

Woensdag / quarta-feira 9 juli
Haarlemdag / dia de conhecer Haarlem 9.00

Donderdag / quinta-feira 10 juli
Braziliaanse evaluatie / avaliação dos Brasileiros
Kennismaking met onderwijs / conhecer sistema escolar

Vrijdag / sexta-feira 11 juli
Fiets- en cultuurdag / dia de bicicleta e cultura

Zaterdag / sábado 12 juli
Gastgezinnendag / dia da família de hospedagem

Zondag / domingo 13 juli
Kerkbezoek / igreja 10.00 Moeder v.d. Verlosserkerk - Haarlem
Braziliëdag / dia do Brasil 12.00 Hageveldcollege - Heemstede

Maandag / segunda-feira 14 juli
Bloemenveiling Aalsmeer / leilão de flores
Boerderijbezoek / visita fazenda

Dinsdag / terça-feira 15 juli
Amsterdamdag / dia de Amsterdam

Woensdag / quarta-feira 16 juli
Afvalverwerking / tratamento de lixo
Voedselbank / banco de alimento

Donderdag / quinta-feira 17 juli
Braziliaanse ambassade / embaixada brasileira Den Haag
Musea

Vrijdag / sexta-feira 18 juli
Zorg- en ziekenhuisdag / dia de saúde e hospital

Zaterdag / sábado 19 juli
Saudade-weekend / fim de semana com Saudade Fort Penningsveer

Zondag / domingo 20 juli
Saudade-weekend / fim de semana com Saudade Fort Penningsveer

Maandag / segunda-feira 21 juli
Gastgezinnendag / dia da família de hospedagem

Dinsdag / terça-feira 22 juli
Nederlandse cultuur / cultura da Holanda Volendam / Zaanse schans

Woensdag / quarta-feira 23 juli
Bezoek bakkerij / visita a uma padaria
Skating

Donderdag / quinta-feira 24 juli
Eindevaluatie / avaliação final
Preparação pela noite de saudade 14.00 Hageveld - Heemstede
Última noite!! 19.30 Hageveld - Heemstede

Vrijdag / sexta-feira 25 juliDia de viagem... 6.30 Schiphol - Amsterdam

quarta-feira, 4 de junho de 2008

EXPECTATIVA




Entre tantas cidades a minha foi achada
No meio de milhões fui escolhido...
Uma oportunidade única foi me dada!
É...
Sonhar com algo inimaginável é uma idéia paradoxa. É irreal, mas, vivo isso.
Não sei se é bom sonhar neste sentido.
Certo de que a expectativa às vezes não é superada pela realidade, ainda assim ouso imaginar todas as situações cuja quais provavelmente irei passar.
E daí? Se não for igual assim terei verdadeira prova de que nem tudo é como imaginamos. Ou seja, mais uma experiência no currículo da vida. Mas, ai há incoerência no meu pensar: também tenho medo de sonhar, medo de me decepcionar.
São idéias que acumulam-se na minha pobre cabeça e no anseio por aventura quero jogar-me no profundo da imaginação, onde tudo é sonho, tudo é bom!!! Ciente da realidade que posso encontrar assim também daquela que nem imagino, quero apenas uma coisa fazer...
Viver intensamente aquilo que a mim foi proposto!
Aê Europa, ai vou eu, um menino irreverente, surpreendente, que sonha e no doce prazer de sonhar é capaz de enfrentar realidades entristecedoras e vencer. Vencer, pois corre atrás daquilo que sonha!

“Eu sou eu, e ninguém mais tem a capacidade de ser quem sou”.

Paulo Neto, 16 anos, Tupanatinga - PE

04/05/2008



OBRIGADO MEU DEUS!