sexta-feira, 4 de abril de 2008

Medicos Holandeses lutam contra o curandeirismo

tulipan-noticias.gifA Associação Médica holandesa fez um apelo ao governo para a aprovação de uma lei que regularize os tratamentos alternativos do país. Em outras palavras, os médicos holandeses decretaram guerra aos curandeiros do país que ultrapassarem os seus limites e interferirem no tratamento médico de um paciente.

Eles querem que somente os médicos possam diagnosticar uma doença e prescrever um tratamento. O parlamento e o ministro da Saúde holandês, Hans Hogervorst, concordam com tudo isto e logo será apresentado aos deputados um projeto de lei sobre o assunto, na tentativa de regularizar todo os tratamentos alternativos na Holanda.

Isto se deve a um recente relatório divulgado pelo Instituto Médico Legal da Holanda, analisando a morte da atriz holandesa, Sylvia Millecam, em 2001. Ela havia sido diagnosticada por seu médico, como portadora de um câncer de mama. Assustada, ela procurou uma personagem holandesa, famosa por suas curas, que até já teve programas na mídia holandesa. Trata-se de Jomanda e, segundo o que foi divulgado na época, a atriz a teria procurado e teria recebido a notícia de que não estava com câncer, mas sim, com um outro problema. A atriz teria parado o tratamento médico e morreu um tempo depois. A família da vítima, ao contrário dos médicos, não está culpando esta paranormal holandesa, ou curandeira, como muitos a denominam.

Peritos no assunto pedem que prevaleça o bom senso, ou seja: médicos dão diagnósticos e receitas; enquanto que qualquer ajuda extra, seja de quem for, deve continuar sendo bem-vinda, desde que cada parte saiba o que lhe toca.

Um comentário:

Unknown disse...

por isso que amo a holanda :DD

\0/