quarta-feira, 18 de junho de 2008

"De mãos Unidas"


Tudo deu início no momento da escolha de quem seria escolhido para ir á Holanda, naquela reunião todos ansiosos por serem escolhidos, obtendo assim a princípio o resultado dos sortudos:

Pesqueira: Emiliane e Wagnei;
Poção: Anderson e Laudicéia;
Buíque: Alex e Danielle;
Tupanatinga: João Paulo e Maria.

Porém no decorrer do tempo não prevíamos que seria modificado os jovens, diante das limitações de cada um, foi desistindo por motivos pessoais e alguns profissionais, os jovens Emiliane, Anderson, Alex e João Paulo, ficando assim o novo grupo atual:

Pesqueira: Wagnei e Petrúcio
Poção: Laudicéia e Wirla
Buíque: Danielle e Washngton
Tupanatinga: Maria e Paulo

(Estes são os jovens que irão para Holanda)


Gerou uma grande expectativa, para a nossa primeira reunião, todos ansiosos e curiosos, para conhecer os jovens que iria para Holanda dividindo este momento de realização e sonho. O que me chamou atenção foi que antes de nós nos reunirmos, alguns tiveram a iniciativa de já irem se conhecendo, por e-mail’s, MSN e orkut, desde e então dando o início a uma amizade, porém a ansiedade de nos conhecermos pessoalmente era maior.
E assim aconteceu o previsto e esperado, o primeiro momento de nos conhecermos como grupo Intercambistas, este aconteceu na cidade de Buíque em um sábado, nos sentíamos ainda tímidos para aquele momento, pois não nos conhecíamos, não sabíamos quem era aqueles jovens, mas nada que um primeiro encontro não quebrasse todas as expectativas, que foi superada desde o primeiro momento daquela reunião.
Tivemos reuniões mensalmente, para partilharmos algumas experiências vivenciadas com os Holandeses, bem como a preparação para irmos á Holanda, o interessante e importante ser lembrado era e é a vontade de levar um pouco da nossa cultura Brasileira, mas precisamente Pernambucana, para os jovens holandeses que ainda não vieram ao Brasil, como também conhecer a Linda e maravilhosa Holanda, suas culturas, crenças, costumes..., enfim tudo de bom que ela tem.
Nas cidades de Pesqueira, Poção, Buíque e Tupanatinga, as quais nos reunimos; onde chegávamos éramos atraídos com vários olhares das pessoas nos apontando como jovens que iriam para a Europa, pois seria um sonho de qualquer um, conhecer o país Holandês. Digo sempre que somos sortudos de termos vivenciado o Intercambio e principalmente ter tido a oportunidade de fazermos amizade, e foi através destas reuniões nas cidades que ampliamos ainda mais o laço de Amizade, tanto entre nós Brasileiros como, com os Holandeses. É como se todos os jovens Holandeses do Intercambio de 2006, tivessem passado e ficado em nossas cidades, o contato se ampliou, no qual ainda hoje temos contato pelo msn, e-mail e orkut, tanto com aqueles que acolhemos em nossa cidade, como aqueles que não ficaram em nossa cidade. Não podemos esquecer da visita de dois Holandeses em uma das nossas reuniões na cidade de Tupanatinga a presença de Arjan e Walter do grupo “vamos schpluiden”, que nos ensinaram algumas palavras Holandesas e partilharam à alegria e a satisfação de se fazer Intercâmbio.
E assim continuamos a nos reunirmos, nos programarmos, nos planejarmos, para irmos “De Mãos Unidas”, em busca de um sonho, de um objetivo em comum o de “rever os amigos Holandeses”, que em tão pouco tempo fizeram esta amizade florir.
Não posso deixar de citar a presença constante do jovem Ayron Kerlly – Líder Acompanhante do grupo Amizade, pois com tanto esforço e dedicação mostrou-se presente em todos os momentos, que se deslocava de outro estado para vir as reuniões mensais do grupo.
Finalizo dizendo e relembrando que eu não irei desta vez para os países baixos, mas um dia se Deus me permitir, irei conhecer a linda e maravilhosa Holanda o país das lindas Tulipas, como já tinha dito antes, estou aqui sempre para ajudar em prol da realização deste Intercâmbio, e trabalho para que tudo dê certo.
Me sinto feliz e conformada com os sorrisos que os jovens Brasileiros transmitem ao mencionar que estão indo para Holanda, isto me faz ficar alegre porque sei que plantei uma semente para que este sonho se tornasse realidade.
Um amigo é importante para nós e nós para ele, quando somos capazes, mesmo na sua ausência, de rir ou chorar, de estranhar ou querer estar perto dele para desfrutar da sua companhia.Podemos ter vários melhores amigos de maneiras diversas. O importante é saber aproveitar ao máximo cada minuto vivido e ter depois, nas nossas recordações, horas para passar com eles, mesmo estando longe.
Um Forte Abraço.
Emiliane Maciel.
Articuladora do Grupo Amizade 2008

3 comentários:

Paulo disse...

Lindo. Parabéns MILA, bom texto!!!!

Ayron disse...

Obrigado por todo o esforço e competencia Emiliane, nosso agradecimento pela pronto ajuda.

Unknown disse...

Olá aí!!
Gosto do seu texto Emiliane! Aqui estamos esperando (quase... ;-) prepararados. Temos tudo em controle! Até segunda-feira!
Abraços da Holanda!