sábado, 3 de maio de 2008

Dia da Rainha na Holanda

Parceria

28-04-2008

O Dia da Rainha é uma festa popular na Holanda. Em 30 de abril é permitido vender quinquilharias nas ruas, há shows dos mais variados estilos de música em cada esquina e as cidades colorem-se com a cor laranja, da família real. A Rainha Beatrix, acompanhada de membros da família real, celebra em 2008 nas cidades de Makkum e Franeker, na provícina de Friesland.

Amsterdã
Em Amsterdã os canais que percorrem a capital devem ser inundados de barcos. Os tripulantes devem curtir a festa mas respeitar o limite de barulho permitido pela prefeitura, que esse ano pretende controlar mais severamente.

koninginnedag_240.jpgNo ano passado, a cidade recebeu cerca de 500 mil pessoas e as celebrações acontecem por toda a cidade. Na Praça dos Museus, um grande podium abre espaço para apresentações de grupos de música pop nacionais e internacionais. Outras 500 autorizações foram dadas pela prefeitura para que festas, shows e DJs animem aqueles que escolheram a cidade para celebrar o Dia da Rainha.

Feira Livre
A Feira Livre ocupa ponto central das festividades no dia 30 April. Das 6h às 20h, as ruas e canais da cidade estão repletos de postos de venda de comida e artigos novos e usados. No principal parque da capital, o Vondelpark, a Feira Livre é exclusiva para crianças.

Além de venderem suas bugigangas, as crianças dançam, jogam capoeira, tocam instrumentos musicais e outros tipos de apresentações artísticas a troco de moedinhas do público.

Essa é a chance dos jovens talentos se apresentarem para outro público que não seja a própria família ou amigos. Sons de violinos, violoncelos e flautas são os mais tradicionais nesse dia.

Ainda que Amsterdã seja conhecida por ter um animado Dia da Rainha, as manifestações populares dominam cada cidade e cada povoado do país. O povo se veste em cor laranja e cada qual celebra o Dia da Rainha O dia da Rainha

O dia da Rainha
Tradicionalmente, celebra-se o dia da Rainha em 30 de abril para comemorar o aniversário da já falecida Juliana, mãe da Beatrix, a majestade holandesa. Em 2008, a família real holandesa deve comemorar nas cidades de Makkum e Franeker, na província de Friesland, ao norte da Holanda.

Dia da Rainha VondelparkA primeira vez em que a festa celebrou-se de maneira pública, foi em 31 de agosto 1885, aniversário da então ainda princesa Wilhelmina, mãe da Rainha Juliana. Os liberais deram a idéia, com a intenção de promover a unidade nos Países Baixos.

Embora a Rainha Beatrix complete anos em 31 de janeiro (em pleno inverno), a festa continua sendo celebrada em 30 de abril, quando o clima já está mais ameno e coincide com o dia em que em 1980, Beatrix subiu ao trono. A majestade holandesa também determinou que a festa seja sempre celebrada em 30 de abril, em homenagem à Rainha Juliana.

Nenhum comentário: