domingo, 20 de julho de 2008

Conhecendo um pouco dos costumes holandeses!




Quarta - feira, 16 de julho de 2008.




Apos um breve encontro na escola Hageveld formos conhecer como e tratado o lixo neste pais. Conhecemos umas das empresas responsaveis por esse tipo de trabalho, a empresa que tem por nome De Meerlamden a principio nos ofereceu um cafezinho (costume holandes de dar boas vindas) que foi acompanhado por bolinhos deliciosos, em seguida acompanhados por dois funcionarios da mesma formos conhecer o local.


Percebemos logo de cara como sao organizados e como a populacao holandesa participa ativamente deste processo de coleta de lixo, aqui o lixo e separado de acordo com o tipo: papel, vidro, plastico,metal e lixo organico. As familias sao enviados calendarios que informa o tipo de lixo a ser coletado em determinado dia, as mesmas pagam um certo imposto a essa empresa para o lixo ser tratado.


Nessa empresa todo o lixo e pesado e separado, tambem reutizado por meio da reciclagem. O lixo organico por exemplo e transformado por meio de varios processos em adubo e os demais sao reutizados em confeccao de roupas e na producao de energia, o dinheiro arrecadado e utilizado para fins sociais filantropicos. Outra coisa bem curiosa e que durante o inverno as ruas sao limpas com sal misturado a produtos quimicos utilizando maquinas para esse tipo de limpeza. Ao finalizar nossa visita a essa empresa coletora nos foi dado uma miniatura de um coletor de lixo como lembranca do local.


Em seguida fomos almocar e depois de um breve descanso seguimos caminho para conhecer um banco de alimentos. Vimos a realidade dos pobres da Holanda, realidade essa que e totalmente diferente do Brasil.


Os alimentos sao doados por grandes mercados e por leiloes de verduras, proximo a data de vencimento e depois destribuidos de maneira sigilosa para familias que precisam desta doacao antes e feito um tipo de cadastro no qual as familias sao selecionadas para receber os alimentos.


Assim finalizamos esse dia proveitoso no qual aprendemos muito sobre os costumes da populacao holandesa!


Por Danielle e Washngton

Nenhum comentário: