quinta-feira, 24 de julho de 2008

Um fim de semana com Saudade

Sexta feira dia 18, fomos a um forte perto da cidade de Haarlem, passamos o fim de semana juntos com os nossos amigos holandeses, onde debateríamos alguns assuntos e também iríamos nos descontrair com brincadeiras, jogos, conversas, etc.

Pois bem, na noite da sexta-feira tivemos, como de costume, as boas-vindas : conversamos, brincamos, e comemos macarrão. Após a janta, alguns foram para fogueira enquantos outros optaram por alguma outra distração, por exemplo passear de canoa no grande lago que havia em volta.
Na manhã do sábado, o grupão foi dividido em 5 pequenos grupos, e cada um desses ficou encarregado de explanar um dos temas propostos como: futuro, amizade e valores. Foi dado um certo período para melhor reflexão sobre o que foi dado a cada grupo.
Passando de um momento de reflexão e debates nos grupos, todos começaram a preparar a apresentação para o dia seguinte. Depois do almoço chegou a hora da descontração… brasileiros e holandeses juntos jogaram futebol de três pernas (É isso ai meu amigo, é o que você leu : futebol com três pernas), na verdade eram duas pessoas que tinham os pés amarrados, e estas deveriam defender um garrafa de cerveja, se esta fosse derrubada a dupla saia do jogo. Engraçado que neste jogo, viamos cenas forte de « extrangulamento » , pois, algumas meninas frágeis formaram pares com rapazes fortes… (Dai, já dá pra imaginar o que aconteceu). Depois desta ótima brincadeira… Chuveu…. Passou… A gente voltou e continuou a diversão. Desta vez houve ainda bricadeiras de corrida de saco e do ovo na colher, ai, houve desistencia, grandes gargalhadas, felicidade. Mas, como a coisa ainda não tinha chegado aonde muitos queriam, chegou a vez de uma boa disputa de queimada entre BRASIL e HOLANDA. Este jogo deu o que falar… Só viamos brasileiros pulando daqui, se abaixando ali, gritando aqui… E no final vimos o resultado : em três partidas, duas vitórias do Brasil. E para terminar o período de jogos e brincadeiras, fomos para a mais emocionantes de toda…. PAPAMRAMPAM…. A brincadeira chamada de « cagar no prego ». Neste momento o que via-se era apenas gargalhadas gostosas, de amigos que mesmo não falando a mesma lingua, não deixavam de compartir de grandes momentos de alegria.
E como todo brasileiro gosta, a noite todos se reunirão e começaram a comer churrasco, um leve « barbecue = babacú ». Só assim, tanto os brasileiros como holandêses iriam criar energia para gastar na super festa que logo mais aconteceria. E aconteceu !!! Pense que festa arretada, boa, gostosa, animada, bonitinha… Brasileiros e holandeses se misturaram no pick da batida de axés, funk’s, dance, forró, samba de cocó, samba, rock…. Enfim ! Uma grande mistura, tudo ao som do Dj Bas.
No dia seguinte, domingo, na parte da manhã houve a apresentação dos grupos. Neste momento ouvimos alguns pensamentos dos jovens sobre futuro, amizade, valores… Cada um, através de colagem, montagem, teatro, expressou aquilo que sentia. E em meio a tudo o que foi dito, sempre algo prevaleceu mais forte, e isso não soava como algo passageiro, mas, algo que poderia se tornar eterno: AMIZADE !!!

Abraços a todos

Paulo e Maria

Nenhum comentário: